Quais as metodologias para criar um Plano de Ação?
O plano de ação é uma forma de planejar, organizar e executar atividades para o alcance de um objetivo. O plano de ação é uma ferramenta de gestão importante para as empresas, pois permite otimizar o tempo, agregando maior produtividade e efetividade ao processo. Nele descrevemos todas as ações, atribuindo responsabilidades e prazos, definindo todos os recursos necessários. Veja abaixo algumas metodologias que podem ser utilizadas para criar um Plano de Ação.
5W2H
A metodologia 5W2H é uma ferramenta simples e eficaz para planejar e acompanhar as atividades necessárias para atingirmos um objetivo. O 5W2H ajuda a identificar os principais aspectos de um projeto, organizar e guiar a execução das ações necessárias. O 5W2H consiste, basicamente, em responder 7 perguntas:
WHAT: o que deve ser feito? – etapas/ações;
WHY: por que deve ser feito? – justificativa/motivo;
WHERE: onde deve ser feito? – local;
WHEN: quando deve ser feito? – data;
WHO: por quem deve ser feito? – responsáveis;
HOW: como deve ser feito? – método; e
HOW MUCH: quanto deve custar? – custo.
PDCA
O PDCA é o método gerencial utilizado no controle e melhoria de processos. O Ciclo PDCA se divide em quatro fases que devem ser repetidas constantemente, sempre buscando a melhoria contínua da empresa. As etapas são, do inglês, Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir).
P (Plan) – Planejamento: Essa etapa consiste em identificar o problema, investigando as suas características, descobrir a causa fundamental e conceber um plano de ação.
D (Do) – Execução: É a fase em que será executado o plano traçado.
C (Check) – Verificação: É a fase em que se verificam os resultados da tarefa executada e os compara com a meta planejada, a partir dos dados coletados na fase anterior.
A (Act) – Ação: É a fase em que temos os resultados e as análises da etapa da verificação. Se a meta foi alcançada, o processo deverá ser padronizado. Se o resultado não foi o esperado, um novo ciclo deverá se iniciar (gira o ciclo, voltando ao planejamento), permitindo que se faça mudanças, resultando em um processo de melhoria contínua.
SMART
A metodologia SMART pode se aplicar a qualquer objetivo. A metodologia SMART estabelece que uma meta deve ser:
Específica: Direta, focada e que não gere interpretações ambíguas;
Mensurável: Pode ser medida, permitindo saber se ela foi alcançada;
Alcançável: Possível de ser atingida, o que mantém a equipe motivada;
Relevante: É importante para a organização alcançá-la;
Temporal: Tem um prazo definido para ser concluída.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Planos de Ação. Os Planos de Ação do Portal ISO seguem a metodologia 5W2H, uma ferramenta simples e eficaz para planejar e acompanhar as atividades necessárias para atingirmos um objetivo. O Portal ISO conta com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas associadas ao Plano de Ação, como: monitoramento, indicador, não conformidade, entre outros. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.