Loading…

plano de ação Qual a diferença entre um Plano de Ação e um Projeto?

Plano de Ação

Plano de Ação é um conjunto de atividades e tarefas que visam atingir um objetivo específico em comum. Eles podem ser muito úteis para um bom planejamento e organização, quando são necessárias muitas atividades para atingir um determinado objetivo. Ao criar um Plano de Ação, devemos definir um responsável e analisar sua eficácia após conclusão. Avaliar a eficácia de um Plano de Ação significa que devemos saber se ele atingiu o seu objetivo ou não. O plano de ação é um guia e tem a função de orientar a prática.

Segundo o PMBOK, guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos, “Um projeto é um esforço temporário, com início e fim definidos, cujo objetivo é criar produtos, serviços ou resultados exclusivos, por meio de atividades planejadas, executadas e controladas, utilizando recursos humanos, materiais e financeiros específicos”.

Dessa forma, podemos entender que o plano de ação pode ser utilizado para acompanhar o andamento de um projeto, o plano de ação pode ser visto como uma ferramenta de ligação entre as etapas de um projeto.

Plano de Ação Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Planos de Ação. Os Planos de Ação do Portal ISO seguem a metodologia 5W2H, uma ferramenta simples e eficaz para planejar e acompanhar as atividades necessárias para atingirmos um objetivo. O Portal ISO conta com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas associadas ao Plano de Ação, como: monitoramento, indicador, não conformidade, entre outros. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio