Quais os passos do Plano de Ação?
O Plano de Ação é um conjunto de atividades e tarefas que visam atingir um objetivo específico. Veja quais são os passos básicos de um plano de ação:
Início – Determine o objetivo a ser alcançado
O primeiro passo do Plano de Ação consiste em determinar qual é o objetivo a ser alcançado. Esse objetivo deve estar bem claro, pois as ações serão planejadas de acordo com esse objetivo, ele será a base do plano de ação. A partir do objetivo estabelecido, iniciamos a construção de um plano de ação. Para isso, é possível utilizar de metodologias como SMART, 5W2H e Ciclo PDCA.
Para saber mais sobre essas metodologias, clique aqui.
Planejamento – Estabeleça as atividades a serem executadas
O segundo passo é o planejamento, ou seja, é a elaboração do plano de ação. Essa etapa deve ser realizada com atenção e cuidado, pois é uma das mais importantes. Para isso, precisamos estabelecer quais as atividades a serem realizadas, quem serão os responsáveis, qual o prazo de conclusão, quais os recursos necessários, prever quais o riscos e elaborar planos de contingência. Elabore um cronograma, de forma que todos tenham acesso a ele, para que possam acompanhar o andamento de todo o processo.
Execução – Colocar em prática o planejamento
O terceiro passo é a execução, ou seja, é hora de colocar tudo que foi planejado em prática. A execução deve ser acompanhada de perto pelos líderes, pois é nessa etapa que falhas podem acontecer, que melhorias precisarão ser implementadas, para que o planejamento possa ser cumprido.
Monitoramento – Acompanhar o resultado das ações planejadas
O quarto passo é acompanhar a implementação das ações planejadas. Se necessário, ajuste as atividades de acordo com o fluxo de trabalho. Faça reuniões periodicamente, para conversar com a equipe sobre o andamento do plano, peça resultados e os compare com as metas estabelecidas.
Finalização – Avaliar a eficácia do plano de ação
Com a conclusão do Plano de Ação, ou seja, quando todas as atividades planejadas estiverem encerradas, é preciso analisar a sua eficácia. Avaliar a eficácia de um Plano de Ação significa que devemos verificar se ele atingiu ou não o seu objetivo, se os resultados esperados foram conquistados, se as metas estabelecidas foram alcançadas.
Caso o plano de ação não tenha sido eficaz, será necessário recomeçar todo o processo, realizando um novo planejamento, entendendo o que deu errado, para evitar que se repita.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Planos de Ação. Os Planos de Ação do Portal ISO seguem a metodologia 5W2H, uma ferramenta simples e eficaz para planejar e acompanhar as atividades necessárias para atingirmos um objetivo. O Portal ISO conta com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas associadas ao Plano de Ação, como: monitoramento, indicador, não conformidade, entre outros. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.